sexta-feira, 2 de julho de 2010

Campanha Amigos da Melhor Idade é lançada em Bebedouro

Cerca de trezentas pessoas prestigiaram passeata de lançamento pelas principais ruas do centro da cidade.


Cerca de trezentas pessoas entre idosos, adultos, adolescentes e crianças participaram, na manhã de sábado (19/6) da passeata de lançamento da Campanha Amigos da Melhor Idade (AMI), realizada pela Unimed Bebedouro em pareceria com a sociedade civil e empresas da cidade. O evento, que começou com uma atividade de aquecimento na Concha Acústica, percorreu as ruas Francisco Ignácio, Coronel João Manuel, Antônio Alves de Toledo, 15 de Novembro chegando a Praça Valêncio de Barros.


A passeata objetivou conscientizar e mobilizar a população com vistas à implantação de políticas de valorização do idoso para mantê-los na comunidade, vivendo de modo integrado e ativo, com autonomia, pelo maior tempo possível.

Para a senhora Maria de Lourdes Vieira Andrade, a passeata é uma ação, é uma luta em prol da valorização do idoso. “O fato de estar ativa é muito importante, porque tenho disposição, gosto de estar com os amigos, em festas, baladas e tudo isso é muito gostoso”.

Dona Maria de Lourdes dá uma dica aos jovens: “Façam sempre exercícios físicos, caminhadas, não bebam, não fumem, porque um dia o corpo vai agradecer”.

Demonstrado muita alegria, a aposentada Regina Reiff afirma que as maiorias dos participantes da passeata fazem parte de alguma associação da terceira idade e animação é o que não falta para encarar mais um dia de conscientização. “A terceira idade mudou, é uma fase de satisfação, porque já criamos nossos filhos e apenas ajudamos com os netos. Não temos mais aquela obrigação de quando éramos pais. Hoje destino meus recursos para me divertir com os amigos e viajar”, diz dona Regina completando “Tenho orgulho de dizer que tenho 74 anos e participo de todas as atividades que a Unimed oferece. Não preciso de nenhum remédio. Seu eu ficasse em casa, sem fazer nada, certamente cairia numa depressão, mais como me ocupo o dia todo, não tenho nem tempo para pensar. Eu encontro nas atividades que a Unimed oferece muita alegria, na verdade, eu transbordo de alegria”, finaliza.

De acordo com o casal de dançarinos que faturou o terceiro lugar no concurso de dança no Guarujá, Luzia Cândida Borges e Adão Borges, "saber envelhecer é muito importante. Envelhecer é descobrir o encanto de cada idade. Sem dúvida, a velhice traz algumas limitações mas, quem envelhece com saúde e disposição é muito feliz”. Para eles, “com esse tipo de evento, os idosos mostram que têm força de vontade, garra e determinação. É uma forma de mostrar à sociedade, que as pessoas podem envelhecer com qualidade de vida e que, durante a velhice, são capazes de continuar em atividade, se divertirem e aprenderem”, afirma dona Luzia.

A empresária Silene Paes apóia a iniciativa da Unimed por entender que todos os idosos têm direito ao respeito, à qualidade de vida, à manutenção da saúde. “O perfil da Academia é acreditar em iniciativas como a da Unimed, que sempre encabeça campanhas de sucesso. As pessoas não podem se esquecerem que os idosos de amanhã, são os jovens de hoje, daí a importância de se praticar atividades físicas e apoiar campanhas como a Amigos da Melhor Idade”, salienta Silene Paes.

Fotos:













0 comentários:

Postar um comentário