terça-feira, 15 de junho de 2010

Programa de Valorização do Idoso (AMI - Amigos da Melhor Idade)

Em Bebedouro, 15% da população possuem mais de 60 anos.

Objetivo é promover ações para que o idoso tenha uma vida saudável e ativa.

A valorização integral dos idosos e o respeito aos seus direitos é o tema do Programa intitulado provisoriamente de “Valorização do Idoso” lançado quinta-feira (22/4) pela Unimed Bebedouro através do CIAS/Viver Bem, departamento responsável pelas ações preventivas da cooperativa.

O programa objetiva chamar a atenção da sociedade sobre a responsabilidade que todos devem ter com relação às pessoas idosas; esclarecer preconceitos a fim de que sejam superados; colaborar para o Estatuto do Idoso; preservar a integridade, física, psíquica e moral de quem possui mais de 60 anos; promover uma política de valorização do idoso para mantê-lo ativo e integrado à comunidade através da manutenção de sua autonomia pelo maior tempo alcançável; proporcionar condições para que o idoso exerça sua cidadania participando do contexto social; prevenir, promover, proteger e recuperar a saúde do idoso; atender suas necessidades básicas e essenciais; realizar parcerias com entidades da sociedade civil a fim de unir esforços para compreender melhor a realidade dos idosos em Bebedouro; incentivar iniciativas e programas oficiais voltados ao idoso; despertar a solidariedade com os mais velhos; e, ainda, promover programas educativos para que a sociedade aprenda a lidar o envelhecimento.

Dados do Instituto Datafolha, da Provar e do IBGE constatam o envelhecimento da população. Em Bebedouro, 15% das pessoas possui mais de 60 anos. O envelhecimento é traduzido no aumento de doenças como a depressão e o mal de Alzheimer. Histórico da evolução do número de idosos foi traçado pelo médico-coordenador do Viver Bem, Dr. Vinícius Francisco, justificando a importância de se olhar com mais responsabilidade para a terceira idade.
O programa de Valorização do Idoso busca minimizar os problemas pertinentes à terceira idade, promovendo ações para que o idoso seja independente e tenha opções para ocupar seu tempo, sua renda e, principalmente, para ser uma pessoa feliz e realizada.

União - Público prestigia lançamento do Programa de Valorização do Idoso e se compromete a traçar ações em benefício da terceira idade.

0 comentários:

Postar um comentário